quarta-feira, 3 de junho de 2009

A crítica e a poesia

Nos últimos meses tenho lido bastante na internet sobre poesia contemporânea e acredito que este texto, se não for o melhor, está entre os melhores que eu lí sobre o tema nesse tempo:

http://www.sibila.com.br/2/index.php/critica/592-joao-adolfo-hansen-conversa-sobre-critica-e-literatura-brasileira-contemporanea

O texto é uma conversa/entrevista entre o Luis Dolhnikoff e o João Adolfo Hansen sobre poesia contemporânea, partindo da constatação do Dolnikoff de que há uma certa "pequenez generalizada" que toma conta da poesia contemporânea. E daí vai.

É difícil de tecer qualquer comentário do alto da minha leiguice de aluno de segundo ano de Letras, mas é de se estranhar a pouca quantidade, quase nenhuma, de críticas que apontem algo de negativo na obra dos poetas contemporâneos (o Dolhnikoff está mais pra exceção do que pra regra). A poesia deles vai sempre muito bem, segundo a crítica. Mas lendo a maioria destes poetas que ganham destaque nos mesmos sites de literatura de onde surgem os textos dessa crítica satisfeita ainda sinto que falta alguma coisa na poesia de muitos deles.

Mas isso é coisa pouca, o Hansen eleva a discussão à outros níveis. E é aí que a gente se sente leigo.

Nenhum comentário: